quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


O projecto Harmonias ComProvadas pretende reunir num livro diversas provas de harmonização entre vinhos e pratos tradicionais portugueses. 

Este projecto nasceu do enorme incentivo de alguns jornalistas e produtores de vinhos para replicar a prova de harmonização entre o pastel de nata e os vinhos generosos por mim realizada no dia 25 de Julho de 2011.

Apesar de contar com grande adesão dos órgãos de comunicação social, creio que é fundamental um registo mais perene e exaustivo destas provas de harmonização. Assim surgiu a ideia da realização de um livro com 50 provas de harmonização entre vinhos e pratos tradicionais portugueses.
Os objectivos deste projecto passam por:
- incentivar o gosto pela ligação harmoniosa entre o vinho e a comida;
- incentivar o bom serviço de vinhos nos restaurantes;
- incentivar a oferta de produtos nacionais nos restaurantes e a sua procura por parte dos clientes;
- incentivar o consumo moderado de vinho português, que é um dos motores da nossa economia por toda a riqueza e emprego que cria à sua volta, nomeadamente no sector vidreiro, da cortiça, do marketing, da publicidade e do turismo;
- divulgar a gastronomia portuguesa, que inclui o consumo moderado de vinho, (tal como a dieta mediterrânica);
- combater mitos e preconceitos;
- abrir horizontes no sector da crítica gastronómica convidando toda a população a integrar o júri destas provas de harmonização.

O conteúdo do livro será o seguinte:
- introdução, expondo a metodologia das provas e os critérios de selecção dos jurados, dos pratos e dos vinhos;
- história e receita de cada prato, de acordo com o local que o confeccionar;
- apresentação e história de cada chef que confeccionar um prato e/ou do local de realização de cada prova;
- ficha técnica e história de todos os vinhos vencedores e dos seus produtores;
- identificação do júri de cada prova;
- curiosidades e detalhes de cada prova ou da sua organização.

Este projecto é pioneiro em testar exaustivamente as harmonizações entre pratos e vinhos portugueses e também a estender esta análise a qualquer pessoa que tenha interesse em participar, não se limitando aos especialistas do sector. Pretende-se que o resultado da avaliação do júri seja transversal, isto é, que inclua a avaliação de críticos especializados, de pessoas com alguma experiência e de curiosos interessados e esforçados, obtendo-se assim um resultado bastante próximo da opinião do consumidor esclarecido.
Um estudo de Paulo Ramos, docente e investigador da Universidade Fernando Pessoa, no Porto, intitulado “As diferenças na perceção dos atributos do vinho: um estudo comparativo entre consumidores, produtores e intermediários”, premiado pela Organização Internacional do Vinho e da Vinha, concluiu que “os consumidores possuem uma perceção mais clara e distinta dos atributos do vinho do que os intermediários e produtores.”

Estas provas contarão com um júri de cerca de 25 pessoas que poderão variar de prova para prova, mas tentaremos incluir sempre jornalistas, especialistas em vinhos ou gastronomia, pessoas com experiência em provas de vinhos e pessoas completamente inexperientes para que o resultado seja o mais próximo possível do gosto do consumidor comum.

A selecção de vinhos participantes teve como base os produtores de vinhos indicados no Guia Vinhos de Portugal 2012 de João Paulo Martins, tendo sido convidados à participação nesta prova todos os que indicavam endereço de e-mail ou sítio na internet. O objectivo era ter um branco, um rosé e um tinto de cada uma das seguintes regiões: Vinhos Verdes, Douro, Trás-os-Montes, Bairrada, Dão, Beiras, Tejo, Lisboa, Setúbal, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira.

Para a realização destas provas contamos com o apoio da Alug’Aqui através do fornecimento de copos pretos para provas cegas Sensus Preto Schott Zwiezel, fundamentais para a ausência de preconceitos nestas provas de harmonização entre vinhos e pratos tradicionais portugueses. Contamos também com o apoio dos locais onde se realizarão as provas e dos produtores de vinhos nacionais.

Qualquer pessoa pode participar nestas provas, bastando para tal enviar um e-mail para amaciel@amaciel.net, sendo seleccionados os 25 jurados por ordem de chegada das inscrições em cada categoria: especialistas; experientes e inexperientes.
  
Os vinhos vencedores de cada prova poderão ostentar o selo ouro, prata ou bronze de Harmonia Comprovada com o respectivo prato.

Sem comentários: